Cravo da Índia

Cravo da Índia: benefícios e como usar

Muito conhecido no Brasil, o cravo da índia é uma especiaria que traz diversos benefícios ao corpo humano e pode ser utilizada de diversas formas. Com propriedades antissépticas, analgésicas e até anti-inflamatórias, o cravo contém um sabor bem peculiar e gostoso.

Para conseguir adquirir o cravo da índia, as lojas de produtos naturais e feiras são o melhor local, trazendo produtos frescos e em diversas formas, como em pó, chás e até em óleos.

Benefícios do cravo da índia

Como já sabemos, o cravo contém excelentes benefícios ao corpo humano e que, usado como auxiliar em diversos tratamentos, traz bons resultados. A seguir, falaremos alguns de seus principais pontos positivos e a importância de se utilizar, seja em pó, chá ou óleo essencial.

Melhora da cicatrização

Bastante utilizado em óleos essenciais, o cravo da índia tem uma excelente função de diminuir as inflamações e agilizar o processo de cicatrização, deixando menos deformações na pele.

Combate a infecções

O cravo da índia contém ação microbiana e favorece no combate a infecções ocasionados por diversas bactérias. Os componentes presentes que fazem esse combate, atuam em impedir o desenvolvimento e a multiplicação das bactérias em nosso corpo.

Prevenção do câncer

Com poder antioxidante, combate os radicais livres que podem favorecer o crescimento de células cancerígenas. Essa ajuda acontece através do composto fenólico.

A conservação dos tecidos do corpo é fundamental para uma qualidade de vida boa.

Conheça também sobre o chá de unha de gato.

Diminuição de dores

Com um uso bastante amplo na diminuição da dor, principalmente a dentária, seu benefício acontece devido ao eugenol, composto que reduz a dor e a inflamação nessas regiões durante o tratamento.

Relaxamento de músculos

Muito utilizado com o óleo essencial, o tratamento para relaxamento de músculos é bastante realizado com o cravo da índia. Com poder analgésico, consegue melhorar dores e auxiliar em contusões.

Isso tudo, pode auxiliar na disposição durante o dia e evitar possíveis fadigas.

Benefícios do cravo da índia

Como usar o cravo da índia

O cravo da índia pode ser utilizado normalmente em 3 formas. As mais comuns são em forma de chá, óleo e pó. Suas propriedades ficam conservadas, independente do seu modo de uso, porém há melhores resultados dependendo do tratamento que você deseja fazer.

Muito utilizado na culinária, o cravo da índia tem seu uso bastante amplo, principalmente no Brasil.

Em pó: o recomendado em relação ao uso da especiaria em pó, é consumir 2 vezes ao dia, cerca de 200 a 400mg, com acréscimo de água.

Em chá: para o preparo do chá, o cravo da índia deve estar in natura e ser preparado com água bem quente.

Em óleo essencial: seu uso através de óleo essencial está mais relacionado a tratamento de dores musculares e cicatrizações.

Como fazer chá de cravo da índia

Para o preparo do chá de cravo da índia, você deve ter a especiaria in natura e associar com a água. A seguir, falaremos o passo a passo para te ajudar.

Ingredientes

  • 1 litro de água;
  • 20 gramas de cravo da índia.

Como fazer

  • Ferva 1 litro de água e apague o fogo;
  • Introduza 10 gramas de cravo da índia e tampe o recipiente por 5 minutos;
  • Após isso, coe e sirva em temperatura morna.

Vale lembrar que, o chá não deve acompanhar açúcar e deve ser bebido de maneira controlada.

Cuidados e contraindicações

Como maiores cuidados para quem faz o uso do cravo da índia, devemos citar o consumo controlado e recomendado da especiaria. Evitar consumir no período de amamentação e de gestação, e evitar o uso em crianças.

Além disso, a substância de nome eugenol pode retardar a coagulação sanguínea, sendo contraindicado o uso dias antes de cirurgias. No mais, o consumo controlado é recomendado e, em caso de alergias ou complicações, procurar um médico imediatamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *