Unha de Gato

Chá de unha de gato: benefícios e para que serve

Muito conhecida no Brasil, a Unha de Gato é bastante comum em quintais e paredes de casas. É uma planta medicinal que cresce como arbustos trepadores. Suas grandes propriedades medicinais fizeram sua fama e deixaram o chá de unha de gato muito conhecido.

Por ser facilmente encontrada e comprada em feiras e lojas de produtos naturais, seus benefícios são bem explorados e atraem quem está procurando um tratamento auxiliar. Com diversas funções e pontos positivos, nessa publicação buscaremos passar para o leitor alguns aspectos da planta e como fazer o chá de unha de gato da melhor maneira.

Benefícios do chá de unha de gato

Para quem busca uma melhor qualidade de vida, benefícios para o corpo humano e uma maneira bem tranquila de adquirir isso, a unha de gato pode ser um ótimo pedido. Com diversos benefícios, iremos listar alguns abaixo para o leitor conhecer um pouco mais sobre essa erva medicinal.

Fonte de antioxidantes

Como fortes auxiliares no controle dos radicais livres, os antioxidantes presentes no chá ajudam na prevenção do envelhecimento celular. Essas doenças degenerativas podem ser causadoras de diversos problemas ao corpo humano.

O antioxidante em maior abundância na planta são os flavonoides, responsáveis também para a ajuda da imunidade do corpo.

Anti-inflamatório

Por ser utilizada em diversos remédios com poder anti-inflamatório, a unha de gato pode ser consumida através de chá ou utilizada em forma de cremes. Problemas como artrites e tendinites são recomendados as pomadas para tratamento auxiliar.

Propriedades diuréticas

Para quem procura eliminar impurezas do corpo, diminuir a retenção de líquidos e viver de maneira mais saudável, o chá de unha de gato pode auxiliar bastante. Com função depuradora, a erva medicinal pode auxiliar na diminuição de inchaços e na perca de peso, associado a uma boa alimentação.

Saiba também sobre o chá de espinheira santa.

Como fazer chá de unha de gato

Para fazer um consumo de um chá de qualidade, existem alguns procedimentos para serem seguidos. Utilizar o método da infusão é o melhor deles. Além disso, o consumo da unha de gato através de seu chá, é a maneira mais prática e fácil de absorver os nutrientes.

A seguir, passaremos um passo a passo de como preparar seu chá de unha de gato.

Ingredientes

  • 1 litro de água;
  • Cerca de 20 gramas de folhas de unha de gato.

Modo de fazer

  • Ferva o litro de água e desligue o fogo;
  • Introduza as folhas e tampe o recipiente;
  • Após 5 minutos, coe as folhas e beba o chá em temperatura morna.

Não se deve acrescentar açúcar no chá, para que você mantenha um consumo diário e nutritivo. As recomendações são de que, a cada 8 horas você pode tomar um copo do chá.

Chá de Unha de Gato

Chá de Unha de Gato e Uxi Amarelo

A combinação dessas duas ervas para a saúde da mulher é muito discutida e recomendada. Com poderes que auxiliam na saúde dos ovários e do útero, os chás dessas plantas podem evitar grandes doenças.

Além disso, grandes pesquisas apontam resultado satisfatório quando o assunto é relacionado a miomas. Esses problemas uterinos são por muitas vezes sérios e necessitam de um acompanhamento médico, sendo os chás de unha de gato e de uxi amarelo grandes aliados.

Contraindicações e perigos

As principais contraindicações em relação ao consumo do chá de unha de gato são sobre as grávidas e mulheres que estão no período de amamentação. O chá pode acarretar desconforto e prejudicar a gravidez.

Já sobre os perigos de seu uso para o público geral, a recomendação é evitar o consumo abusivo, podendo causar náuseas, prisão de ventre e até mesmo diarreias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *