Manjericão

Chá de manjericão: benefícios e propriedades

Um dos chás mais gostosos existentes e muito fácil de preparar, o chá de manjericão contém diversas propriedades para o corpo humano, auxiliando no bem-estar e na qualidade de viva.

Por ser utilizado em diversos pratos e chás, essa erva medicinal ganhou muita fama e está presente em diversas ocasiões. Seu sabor é muito apreciado e é um grande aliado para problemas como cólicas e gripes. O pé de manjericão chega em torno de 1 metro de altura e consegue produzir muitas folhas para uso.

Benefícios do chá de manjericão

Além de um excelente gosto e uma variada aplicação na cozinha, os benefícios do manjericão para a saúde são bastantes explorados. Muito se pergunta para que serve o manjericão e a seguir mostraremos uma lista completa dos benefícios dessa planta medicinal e da elaboração de seu chá.

  • Auxiliar na função expectorante;
  • Melhora o funcionamento dos rins;
  • Alivia dores de cabeça;
  • Contém ações antioxidantes;
  • Auxiliar na saúde bucal;
  • Auxilia no processo de digestão;
  • Ação ansiolítica ajuda no combate ao estresse;

Além dos benefícios para a saúde, o manjericão pode ser utilizado para incrementos de pratos em restaurantes e em diversos molhos e sucos.

Conheça também sobre o chá de quebra pedra.

Como fazer chá de manjericão

Para preparar o chá de manjericão da maneira correta, devemos utilizar o método da infusão. A seguir, falaremos o passo a passo para o preparo do chá em sua residência. Recomendamos sempre utilizar folhas saudáveis e evitar o uso de açúcar para adoçar.

Ingredientes

  • 500 ml de água;
  • 10 folhas de manjericão frescas.

Modo de usar

  • Ferver os 500 ml de água;
  • Desligue o fogo e introduza as folhas de manjericão em sequência;
  • Tampe o recipiente e espere por 5 minutos;
  • Coe e sirva na temperatura ambiente.
Benefícios do chá de manjericão

Modos de consumir o manjericão

O manjericão é utilizado em massas, chás e complementos de diversas bebidas. Sua utilização é bastante simples e muitos restaurantes a usam pelo seu gosto muito peculiar e por ter grande aceitação de mercado.

Para preparar chás e bebidas, as folhas de manjericão devem estar bem verdes e saudáveis, conservando seus benefícios e seu gosto. Um local bastante comum de encontrar manjericão, são em pizzarias. Quem nunca comeu uma famosa pizza de marguerita com diversas folhas de manjericão por cima?

Como cultivar manjericão

O cultivo de manjericão é bastante simples, se tratando de uma planta muito fácil de manejar e tranquila em relação as condições climáticas. O lugar precisa ser arejado e com sol abundante durante todo o dia, ajudando o crescimento da planta.

Para a colheita de folhas, deve-se tomar cuidado em relação aos brotos e nas flores. Através das flores é que nascem novas mudas.

Contraindicações

As contraindicações em relação ao chá de manjericão são bem poucas, em sua maioria relacionadas ao período de gestação e amamentação da mulher. Também existe uma preocupação a respeito do uso por crianças, devendo ser evitado por menores de 6 anos.

Vale lembrar que, o chá de manjericão não deve substituir nenhum tipo de tratamento, sendo necessário sempre a consulta de um médico especialista. O consumo do chá deve ser regulado e controlado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *