Chá de louro

Chá de louro: benefícios e como fazer

Muito conhecido da culinária de diversos países, as folhas do louro são responsáveis para preparar um nutritivo chá, como o chá de louro. Essa planta medicinal pode ser encontrada em diversos mercados e lojas de produtos naturais, podendo ser utilizada também como tempero em diversos pratos.

Muito presente em temperos e pratos, a folha de louro pode ser colhida durante todo o ano, sendo seus pés atingindo a altura de até 10 metros. Nessa publicação falaremos a respeito dos benefícios do chá de louro e como preparar um excelente chá.

Benefícios do chá de louro

As folhas de louro ou até mesmo o chá de louro contém enormes benefícios ao corpo humano, sendo associado como um grande parceiro para o dia a dia. Seu consumo controlado e constante pode auxiliar em problemas digestivos e no estresse. A seguir, falaremos sobre alguns de seus benefícios.

Contra a diabetes

Por conter polifenóis, os mesmos são oxidantes que ajudam no controle dos níveis de glicose e colesterol no sangue. Sendo assim, é um ótimo auxiliar para pessoas que convivem com essa doença.

Além disso, as doenças cardiovasculares também reagiram com melhores após o consumo controlado do chá.

Tratamento de feridas

Utilizar o extrato das folhas de louro sob feridas pode ser considerado um excelente tratamento. Através disso, podemos diminuir inflamações e possíveis complicações de feridas. Vale lembrar que, esse método é utilizado a bastante tempo.

Benefícios para o estômago

Servindo para ajudar na digestão e no controle dos gases, o chá de louro se tornou bastante comum associado a esses benefícios. O método para preparar o chá corretamente deve ser por meio da infusão.

Saiba dos benefícios do Cravo da Índia.

Diurético

Por ajudar a hidratar o organismo e diminuir a retenção de líquidos, pode ser associado com efeitos diuréticos. Ocorre um melhoramento no sistema urinário por completo.

Benefícios do chá de louro

Como fazer chá de louro

Com excelentes benefícios e grande auxiliar nos problemas de má digestão, o chá de louro é bem simples de ser preparado. A seguir, falaremos como deve ser realizado seu preparo de uma maneira que conserve a maioria de suas propriedades das folhas.

Ingredientes

  • 300 ml de água;
  • 4 folhas de louro.

Modo de preparo

  • Ferva os 300 ml de água;
  • Desligue o fogo e introduza as folhas de louro;
  • Aguarde por 5 minutos e coe seu chá.

Não é recomendado adoçar seu chá e nem fazer o consumo das folhas in natura. Além disso, o consumo consciente é importante.

Uso do louro na cozinha

Com um sabor bastante conhecido e agradável, encontrar folhas de louro em diversos pratos não é algo raro. A folha de louro além de trazer um excelente tempero para seu prato, pode auxiliar na diminuição do inchaço abdominal.

Vale lembrar que, não é recomendado a ingestão das folhas de louro. Deve-se utilizá-las nos pratos durante o preparo e, posteriormente, fazer a remoção de todas.

Contraindicações e perigos

O consumo do chá de louro não é recomendado para crianças menores de 6 anos e mulheres gestantes ou em fase de amamentação. Algumas de suas propriedades podem complicar a gravidez e ocasionar o aborto.

Outro efeito colateral com o consumo em excesso do louro é a sonolência. Por ter um efeito calmante, o excesso de seu chá pode prejudicar o rendimento e as atividades da pessoa durante o dia.

Um outro efeito do chá de louro é em relação a diminuição dos níveis de açúcar no sangue, podendo influenciar em tratamentos, em quem faz uso de remédios controlados. Seu consumo exagerado pode prejudicar a saúde dessas pessoas.

Sendo assim, recomendamos a consulta de um nutricionista antes do consumo do chá de louro, podendo assim, absorver os melhores benefícios dessa planta medicinal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *