Chá de Hibisco: benefícios e emagrecimento

Um chá bastante conhecido e tratado como medicinal, o chá de hibisco contém propriedades bastante importantes para nosso corpo humano. O chá é feito através das flores de hibisco e ajudam na qualidade de vida de milhares de brasileiros.

Há diversos estudos na área que confirmam os benefícios do chá de hibisco para o corpo humano, colocando essa planta como um importante aliado da saúde.

Nessa publicação, mostraremos diversas propriedades e benefícios que esse chá pode proporcionar para nós, com ênfase em sua procura para o emagrecimento.

Benefícios do chá de hibisco

Como fazer chá de hibisco

Para o preparo do chá de hibisco os ingredientes são bem simples. Você deve ter em mãos uma colher de sopa da planta seca e aproximadamente 1 litro de água.

Após ferver a água, coloque a colher de sopa de hibisco na água e espere por 10 minutos, para que ocorra a infusão. Após isso, coe e beba.

Há a opção de armazenar na geladeira e beber o chá de hibisco gelado, porém as propriedades são asseguradas para se beber logo após a infusão.

Vale lembrar que o chá deve ser bebido sem a introdução de açúcar, melhorando a qualidade e sua saúde.

Leia também sobre o Chá de Gengibre.

Benefícios do chá de hibisco

Procurado por diversas pessoas, o chá de hibisco contém diversos benefícios ao corpo humano quando tomado com boa frequência e sob prescrição médica. Um dos benefícios mais conhecidos e desejados da população, em relação a esse chá, é sobre a perda de peso. Para quem procura qualidade de vida e uma alimentação saudável, vale a pena acompanhar os benefícios do chá de hibisco a seguir.

Diminui pressão arterial

Um dos benefícios mais importantes do chá de hibisco é a diminuição da pressão arterial. Como no Brasil o número de hipertensos cresce a cada dia, é recomendado a ingestão do chá de maneira moderada.

O hibisco contém propriedades anti-hipertensivas, ajudando a prevenir o estresse oxidativo das células e melhorando a circulação sanguínea. Há pesquisas na área que apontam eficiência nesses tratamentos.

Diminuí a retenção de líquido

O chá de hibisco, por ser rico em quercetina, uma substância que contém ação diurética, consegue aumentar a produção de urina durante o seu dia.

Com isso, acontece uma maior liberação de toxinas do corpo, diminuindo o inchaço que é clichê nas reclamações de diversas pessoas.

Ajuda no emagrecimento

Talvez o benefício mais procurado com a ingestão do chá de hibisco é o emagrecimento. Pesquisas apontam que o chá contém substâncias como os flavonoides e as antocianinas, capazes de reduzir a criação de células de gordura.

Além dessa propriedade, o chá de hibisco bloqueia a produção da amilase, que tem a capacidade de transformar amido em açúcar.

Vale lembrar que, a ingestão do chá de hibisco deve ser acompanhada de uma boa alimentação e de práticas de atividade físicas para se tornar eficaz.

Controle nos níveis de colesterol

Pesquisas na área relacionando o chá de hibisco como um ótimo auxiliar no controle dos níveis de colesterol crescem a cada ano. O hibisco contém propriedades capazes de reduzir o nível de colesterol “ruim” e aumentar o nível de colesterol “bom”.

Esse estudo foi divulgado pelo Journal of Traditional and Complementary Medicine.

Saúde do fígado

Por conter enzimas desintoxicantes, o chá de hibisco ajuda na saúde do fígado, diminuindo os danos para o órgão. Vale ressaltar que os problemas relacionados ao fígado estão ligados a gordura acumulada nele, causando problemas hepáticos.

Chá de hibisco

Risco e contraindicações do chá de hibisco

Como qualquer outro chá, o de hibisco também tem diversas contraindicações. Pessoas que tomam remédios anti-hipertensivos podem enfrentar problemas nas eficácias dos medicamentos, devido as propriedades do hibisco.

Outro fator de risco é em relação para quem faz o uso de pílulas anticoncepcionais. O chá de hibisco tem capacidade de reduzir os níveis de estrogênio no nosso organismo, prejudicando quem faz terapia de reposição hormonal. Para gestantes também é importante a consulta de um médico antes de ingerir o chá.

Há relatos de que, o chá de hibisco ao ser tomado a noite, pode prejudicar a qualidade do sono. Pode causar dor de cabeça, náuseas entre outros problemas com seu uso excessivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *