Guaco

Chá de guaco: benefícios e como fazer

Muito utilizado no controle da tosse e de problemas respiratórios, o chá de guaco é bastante famoso nessa área e possui ótimos benefícios aos usuários. Por ser facilmente encontrada, o chá é bastante recomendado para tratamentos caseiros e sintomas leves respiratórios. A planta do guaco é bastante parecida com uma trepadeira e pode atingir até 3 metros de altura.

No mais, nessa publicação falaremos um ponto de seus inúmeros benefícios ao corpo humano e como fazer o chá de guaco da maneira correta. Fique com a gente e confira essa ótima bebida para o corpo humano.

Benefícios do chá de guaco

Os benefícios do chá de guaco estão bastante relacionados aos problemas respiratórios e a melhoria de doenças como tosse e resfriados. A lista a seguir de benefícios é fundamentada em propriedades da planta e suas principais ações no corpo humano.

Alívio da tosse

Muito utilizada nessa função de melhorar a tosse, as propriedades expectorantes e antiasmáticas do guaco conseguem melhorar os sintomas da tosse e aliviar os diversos sintomas provocados por ela.

Com o consumo do chá, a tendência é que a melhoria do corpo seja mais rápida.

Trata bronquite

O chá de guaco possui propriedades broncodilatadoras, auxiliando no relaxamento dos músculos bronquiais e melhorando a respiração. Sua melhora é bastante significativa e seu chá age com bastante intensidade nesse caso.

A bronquite é uma doença que causa a inflamação das passagens de ar para o pulmão, prejudicando a respiração e contribuindo para a falta de ar.

Melhora o inchaço

Por conter propriedades sudoríficas, auxilia no processo de transpiração, aumentando a eliminação de líquidos do corpo, muitas vezes retidos por má alimentação e pouca prática de atividades físicas. Esse líquido retiro consegue se transformar no famoso inchaço corporal.

Conheça também chás para diarreia.

Melhora nos problemas respiratórios

De modo geral, os benefícios do chá de guaco são bastante eficazes contra os problemas respiratórios, com ação broncodilatadoras, antiasmáticas, entre outras. Sendo assim, consegue beneficiar o corpo humano de diversas maneiras nesse sentido, até com o tratamento de outras doenças que envolvam respiração e pulmões, como a pleurisia.

Como fazer chá de guaco

Para o preparo do chá de guaco é necessário colher suas folhas, observando se elas estão com um bom aspecto. O chá é feito de maneira rápida e bem prática, falaremos a seguir o passo a passo.

Ingredientes

  • 6 folhas de guaco;
  • 300 ml de água.

Modo de fazer

  • Ferva os 300 ml de água e desligue o fogo;
  • Acrescente as folhas de guaco e tampe o recipiente;
  • Espere por 5 minutos, coe e consuma.

Vale lembrar que, não recomendamos adoçar o chá com açúcar, diminuindo seus benefícios.

Cuidados e contraindicações

Os cuidados relacionados ao consumo de chá de guaco são bem simples, porém devem ser seguidos. Evite o chá para crianças menores de 1 ano de idade, pessoas que fazem consumo de medicamentos anticoagulantes e que sofrem com problemas de hipertensão. O chá pode prejudicar e agravar esses problemas.

Outro ponto bastante importante é que, a cumarina, propriedade presente no guaco, pode causar falta de ar em quem tem alergia da mesma, sendo necessário parar o consumo imediatamente.

No mais, as recomendações ficam por conta de um consumo consciente e sem exageros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *