Aliado com uma dieta saudável, o chá de gengibre pode trazer diversos benefícios para o corpo humano, inclusive o emagrecimento. Por ser uma raiz bastante popular no Brasil, seu consumo é bem grande e vale a pena saber seus principais benefícios para a nossa saúde.
Através do chá de gengibre, você consegue extrair diversas propriedades da raiz, suas ações anti-inflamatórias, melhoras no sistema gastrointestinal, entre outras coisas.
Fique conosco e confira uma explicação completa a respeito do gengibre e de seu chá, além de aprender como fazer chá de gengibre corretamente.
Como fazer chá de gengibre
O gengibre pode ser encontrado no mercado de diferentes maneiras. Podemos encontrar em pó fresco, desidratado, e em raiz fresca ou seca. Recomendamos sempre fazer o chá com a raiz fresca, conservando melhor seus nutrientes e propriedades.
Para o preparo do chá, é necessário ter em mãos cerca de 4 centímetros de gengibre.
Ferva aproximadamente 1 litro de água e introduza o gengibre na panela, esperando cerca de 10 minutos. Após isso, apague o fogo e espere esfriar.
Recomendamos coar o chá de gengibre antes de tomar.
Conheça também os benefícios do chá de boldo.
Chá de gengibre emagrece?
Uma das perguntas mais feitas em relação ao gengibre, é sobre suas propriedades de emagrecimento. Sem dúvidas, a ingestão do chá de gengibre, combinado com uma boa alimentação, pode trazer ótimos resultados para o organismo, contribuindo para a perca de peso. Vamos explicar melhor esse assunto.
Por ser considerado um alimento termogênico, o chá de gengibre tem a capacidade de acelerar nosso metabolismo, ajudando assim a gastar um maior número de calorias. Essa característica é bastante visível após a ingestão do chá.
Outra propriedade dele, é a melhora na circulação e no poder de diminuir o inchaço do corpo, através da sua capacidade diurética.
Vale lembra que, todas essas informações e propriedades relacionadas ao chá de gengibre, devem ser seguidas juntamente com uma dieta balanceada e com a prática de atividades física, fortalecendo ainda mais seu corpo.

Benefícios do chá de gengibre
Como sabemos, o chá de gengibre contém inúmeras propriedades benéficas para o corpo humano e, a seguir, listaremos algumas das mais importes.
Alivia a tosse
Por conter propriedades expectorantes, o chá de gengibre é bastante utilizado para ajudar no combate a tosse. Ajudando a eliminar o catarro presentes na garganta e no nariz, o chá tem um papel importante em gripes.
Ação diurética
Por conter grandes benefícios para os rins, diminui a retenção de líquido no corpo e ajuda na eliminação da urina. É bastante recomendado para quem tem problemas nos rins.
Poder afrodisíaco
Como tem a capacidade de aumentar o fluxo sanguíneo, o chá de gengibre é considerado um alimento afrodisíaco. Aumentando o fluxo sanguíneo nos órgãos genitais, pode trazer uma melhor sensação para o momento.
Auxiliar na perda de peso
Como auxilia na queima de gordura corporal, com o aceleramento do metabolismo, contém nutrientes como o 8-gingerol que atua na produção de calor e suor.
Combinado com uma dieta balanceada e atividades físicas, pode ser uma ótima opção para emagrecer.
Reduz o colesterol ruim
Através de pesquisas relacionadas, foi constatado que o consumo controlado do gengibre pode reduzir os níveis de LDL, que é o colesterol ruim para o corpo humano.
Com esse consumo controlado, foi possível abaixar os níveis de lipídeos no sangue, melhorando a saúde.
Prevenção do câncer
Uma das propriedades mais importantes do gengibre, por conter a substância 6-gingerol, que tem poder anticancerígenos. Pode ser considerado uma boa forma de prevenção e de um tratamento alternativo nesses casos.
Vale lembrar, que essa substância é mais encontrada no gengibre cru.
Receitas com chá de gengibre
A seguir, mostraremos algumas receitas com combinações do chá de gengibre, sempre acrescentando ótimos nutrientes e fortalecendo ainda mais nosso organismo. As receitas são bem fáceis e práticas de fazer, basta seguir as recomendações.
Chá de gengibre com casca de abacaxi
Como as propriedades da casca do abacaxi são bastante interessantes, esse chá misturando o gengibre com o abacaxi é muito nutritivo.
Fervendo cerca de 1 litro de água com 3 cm de gengibre e as cascas do abacaxi, você deve tampar o recipiente e esperar por 5 minutos. Após isso, coe seu chá e acrescente limão a gosto.
Não esqueça de lavar bem a casca do abacaxi.
Chá de gengibre com camomila
Para fazer um chá de gengibre com camomila é necessário cerca de 3 cm de gengibre e 3 colheres de camomila.
O processo é bem fácil, você deve ferver 1 litro de água com o gengibre e após desligar o fogo, espera 10 minutos. Acrescente a camomila e consuma. É interessante pois muda bastante o gosto do chá.
Chá de gengibre com limão
Uma ótima opção, o limão pode ser acrescentado espremendo seu suco diretamente na água quente com o gengibre. É recomendado esperar cerca de 10 minutos até que a temperatura do chá abaixo um pouco.
É interessante também acrescentar a casca do limão e coar.
Contraindicações chá de gengibre
Existem diversas contraindicações para o chá de gengibre, e a principal delas é a mesma para todos os chás. Evite tomar em excesso, podendo causar dores no estômago, azia e até mesmo diarreia.
Outro ponto a mencionar muito importante, é em relação ao uso do gengibre para pessoas que contém doenças hemorrágicas, pessoas com febre alta e que apresentam algumas inflamações.
Esse tipo de cuidado ocorre, pois, o gengibre tem uma função de vasodilatador e sempre deve ser tomado com o acompanhamento médico.
O chá de gengibre também diminui o açúcar no sangue, podendo ser perigoso para quem toma remédios para diabetes, causando associações com os medicamentos e podendo provocar a hipoglicemia.
Como na maioria dos chás, é recomendado evitar o consumo para crianças menores de 2 anos.