Chá de funcho: benefícios e como fazer

Conhecido também como erva-doce, o chá de funcho é rico em propriedades no combate a distúrbios intestinais e na melhoria da digestão. Muito utilizado e fácil de fazer, ganhou amantes pelo mundo todo, sendo muito recomendado consumir após as refeições.

Nessa publicação falaremos um pouco sobre seus benefícios ao corpo humano e como fazer chá de funcho, da maneira correta, através da infusão. No mais, encontrado em diversos mercados e feiras, o funcho também é utilizado na culinária e em farmácias de manipulação.

Benefícios do chá de funcho

Os benefícios do chá de funcho são bastante explorados por quem consome essa planta medicinal e seus resultados são bastante positivos. A seguir, falaremos um pouco de cada benefício e a importância de ingerir esse chá regularmente.

Vale lembrar que, o consumo de chás medicinais não implica na substituição dos medicamentos industrializados, sendo os chás apenas um tratamento auxiliar e complementar.

Anti-inflamatório

Um dos bons benefícios do chá de funcho é em relação a diminuição de inflamações na garganta, articulações e melhora no muco dos aparelhos respiratórios.

Conheça também o chá de guaco.

Desintoxicação

Auxilia na diminuição da retenção de líquidos no corpo, auxiliando de maneira direta para a perca de peso. Através do aumento do metabolismo, elimina toxinas e água do corpo.

Diminui o mau hálito

Com propriedades antibacterianas, ajuda a combater a cárie e fungos na boca, auxiliando na manutenção de um bom hálito. É bastante utilizado o gargarejo com uma solução de funcho.

Aliviar cólicas

Utilizado por mulheres no período antes e durante a menstruação, consegue diminuir os sintomas das cólicas, como dores no estômago e gases.

Diminuição de inchaço

Bastante eficaz na liberação de gases, auxilia no relaxamento dos músculos intestinais, trazendo melhorias em relação a dores estomacais e inchaços.

Como fazer chá de funcho

O preparo do chá de funcho pode ser feito através de suas sementes ou de suas folhas verdes. A preparação é bem rápida e fácil. A seguir falaremos o passo a passo para preparação.

Ingredientes

  • 300 ml de água;
  • 1 colher de sementes ou 10 gramas de folhas verdes de funcho.

Modo de fazer

  • Ferva a água e introduza as folhas ou as sementes;
  • Desligue o fogo e tampe o recipiente;
  • Espere por 5 minutos, coe e consuma.

Chá de funcho para bebês

Excelente remédio caseiro para aliviar a cólica de bebês, o chá de funcho é utilizado por muitas mães no Brasil. É recomendado para bebês que já não fazem o consumo do leite diretamente do peito da mãe.

Recomendamos dar de 2 a 3 colheres de chá de funcho ao dia para bebês que sofrem de cólicas, mas claro, consulte um médico antecipadamente para ele auxiliar da melhor maneira.

Em casos de sintomas mais graves e complicações, pare o tratamento e consulte um especialista para averiguar melhor a situação.

Cuidados e precauções

Os cuidados em relação ao consumo do chá de funcho são basicamente sob seu consumo em excesso e, com pacientes que sofrem de hipertireoidismo. No mais, o consumo regular e de maneira correta, não acarreta maiores problemas.

Em caso de intoxicações e alergias, pare com o consumo imediatamente e consulte um especialista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *