Chá de folha de abacate: benefícios e como fazer

Não tão conhecido como planta medicinal, o chá de folha de abacate é recomendado para diversos problemas de saúde, sendo um excelente tratamento alternativo para diversos casos. Bem fácil de ser encontrado, as folhas do abacateiro podem ser utilizadas de maneira fresca, ou compradas em lojas em formato seco.

Nessa publicação, falaremos melhor dos benefícios do chá de folha de abacate para o nosso corpo e sobre suas principais propriedades. Além disso, lembramos que esse chá deve ser utilizado como um tratamento auxiliar em caso de doenças, nunca de maneira exclusiva.

Benefícios do chá de folha de abacate

Com diversas propriedades e benefícios para o corpo humano, esse chá tem excelente função para os órgãos do sistema urinário e excelente auxiliar no tratamento do envelhecimento. Além de ser muito fácil de preparar, o chá de folha de abacate contém um sabor aceitável e um preço bem baixo.

Melhora na pele

Excelente auxiliar no rejuvenescimento da pele, o chá de folha de abacate contém fenóis e flavonoides, excelentes antioxidantes e anti-inflamatórios. Ao realizar o consumo, essas substâncias irão combater os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento.

Vale lembrar que, o envelhecimento é algo inevitável e natural, porém com a cultura de práticas saudáveis e atividades físicas, ele pode ser retardado e de forma mais suave.

Conheça também sobre o chá de mulungu.

Prevenção de pedras nos rins

Por possuir efeitos diuréticos, a prevenção de pedras nos rins é um dos principais fatores para consumir esse chá. Com a estimulação do aparelho urinário, previne diversos cálculos renais. Essas pedras nos rins geralmente são formadas nos canais urinários ou nos rins, com o acumulo de cálcio ou ácido úrico. Com o aumento do fluxo urinário, ocorre a eliminação dessas substâncias em excesso.

Lembramos que, para isso ocorrer de maneira satisfatória, devemos consumir no mínimo 2 litros de água por dia, dependendo do seu peso. Com isso, todo o processo pode ocorrer de maneira segura e saudável.

Infecção urinária

O chá de folha de abacate contém propriedades anti-inflamatórias que previnem diversas infecções urinárias, auxiliando no seu funcionamento e estimulando seu uso. Há também substâncias antibacterianas que previnem diversas doenças relacionadas ao sistema urinário, porém não podemos tratar esse chá como remédio principal.

Caso já haja algum problema ou infecção, o tratamento com um especialista deve ser procurado, evitando agravamentos da situação.

Chá de folha de abacate emagrece?

Muitas perguntas em torno do possível emagrecimento que o chá de folha de abacate pode proporcionar. Não há estudo de nenhum componente específico que comprove a eficiência, porém sabemos do seu poder diurético. Com sua ação diurética, ajuda na eliminação do inchaço e da retenção de líquidos, favorecendo a perca de peso.

Sendo assim, o consumo consciente desse chá pode trazer benefícios em relação a isso, sempre combinado com uma dieta balanceada.

Benefícios do chá de folha de abacate

Como fazer o chá de folha de abacate

Para preparar o chá de folha de abacate de maneira correta, deve-se utilizar o método da infusão. Lembramos que, recomendamos sempre buscar folhas saudáveis e bem verdes, aumentando a eficiência das propriedades dos chás. A seguir, falaremos um passo a passo do processo, muito simples.

Ingredientes

  • 500 ml de água;
  • 1 colher de sopa de folhas frescas.

Modo de fazer

  • Ferva a água e desligue o fogo;
  • Introduza as folhas e tampe o recipiente por 10 minutos;
  • Após os 10 minutos, coe o chá e consuma em temperatura ambiente.

Contraindicações

O chá é expressamente proibido para gestantes e lactantes, podendo influenciar de maneira negativa na produção do leite materno. Além disso, a recomendação é para um uso consciente, com um consumo máximo de 2 xícaras ao dia.

Além disso, não se deve substituir qualquer tratamento recomendado por um especialista por esse chá, sendo ele utilizado como tratamento auxiliar e preventivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *