Espinheira Santa

Chá de espinheira santa: benefícios e como fazer

Uma planta bastante utilizada no Sul do Brasil e em países da América do Sul, o chá de espinheira santa é bastante benéfico ao corpo humano e contém diversas propriedades. Seu nome científico é Maytenus ilicifolia.

Um uso bastante comum da sua planta é nas tribos indígenas, utilizada como remédios para tumores e problema estomacais, como a gastrite. Sua comercialização é bem comum por feiras espalhadas pelo país e existem suas famosas cápsulas, que podem ser encontradas em farmácias de manipulação.

Benefícios da espinheira santa

Uma pergunta bastante feita por quem consome esse chá, é em relação para o que serve o chá de espinheira santa? A resposta é bastante positiva e com certeza vai influenciar a pessoa a usufruir desse chá. A seguir, falaremos um pouco sobre os benefícios do chá de planta e suas diversas propriedades.

Redução de gastrites e azia

Por conter diversos taninos presentes em sua composição, a planta está diretamente relacionada com a diminuição da secreção do ácido clorídrico pelo estômago, diminuindo bastante os sintomas da gastrite.

Isso também alivia diversas dores do estômago, geralmente causadas após o consumo de alimentos pesados e gordurosos.

Problemas de pele

Em relação aos problemas de pele, a espinheira santa contém triterpenos, que são eficazes na prevenção de câncer de pele. Muitos utilizam a planta através de compressas quentes sobre regiões afetadas, como cicatrizes, auxiliando na recuperação e na aparência da pele.

Esse poder cicatrizante ocorre através dos ácidos tônicos e do silícico.

Úlceras

Para o combate de lesões no estômago, como úlceras, a planta tem a capacidade de reduzir os danos e servir como um tratamento auxiliar. Controla a produção de ácido clorídrico, reduzindo a acidez no local.

Conheça também os benefícios do chá de alho.

Como fazer o chá de espinheira santa

Para realizar o chá dessa planta, é necessário utilizar suas folhas. É importante que elas estejam saudáveis e sem passagem por processos químicos. A seguir, falaremos sobre a fabricação do chá de espinheira santa.

Ingredientes

  • 300 ml de água;
  • 1 colher de folhas de espinheira santa (folhas secas).

Como fazer

  • Ferva a água;
  • Introduza as folhas da planta na água, com o fogo já desligado;
  • Tampe o recipiente e espere por 5 minutos;
  • Coe e tome 3 vezes ao dia.

Não recomendamos acrescentar açúcar no chá, podendo prejudicar suas propriedades.

Espinheira Santa

Cápsulas de Espinheira Santa

Um outro modo de usufruir dos benefícios da planta é através das cápsulas manipuladas. O consumo delas é recomendado antes das principais refeições do dia e sua composição contém os mesmos benefícios do chá.

Pode ser facilmente encontrada nas farmácias de manipulação do Brasil, com um preço bem em conta. Vale ressaltar que, esse tipo de recomendação deve ser feito por um médico.

Contraindicações e cuidados ao consumir

Devemos ficar atentos ao uso em excesso do chá de espinheira santa, esse uso pode acarretar náuseas e um gosto bastante estranho na boca. O recomendado é no máximo três vezes ao dia, pequenas porções.

Em relação a contraindicações, deve-se evitar o uso do chá em crianças e mulheres no período da amamentação, esse correndo o risco de diminuir a produção de leite. Já em relação ao período da gravidez, a contraindicação fica por conta do leve poder abortivo da planta, descrito em pesquisas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *