Erva cidreira

Chá de Erva Cidreira: benefícios e como fazer

O chá de erva cidreira é bastante conhecido pelos brasileiros e muito fácil de encontrar sua planta nos quintais ou em pequenos vasos. Bastante utilizada na medicina tradicional, principalmente nos problemas digestivos, pode também ser encontrada em lojas e mercados de produtos naturais.

Com muitas propriedades, seu chá é bastante consumido e traz diversos benefícios que iremos citar durante esse artigo. Fique conosco e saiba um pouco mais dos benefícios do chá de erva cidreira para o corpo humano.

Erva cidreira

Como fazer chá de erva cidreira

Para fazer o chá de erva cidreira da melhor maneira, recomendações prepara-lo através da infusão. Deve-se utilizar folhas frescas, cerca de 5 gramas e 200 ml de água.

Primeiramente ferva a água e depois desligue o fogo. Após isso, acrescente as folhas e tampe o recipiente por 10 minutos.

Feita a infusão, coe o chá de erva cidreira e tome após 10 minutos, para evitar tomar muito quente. Vale lembrar que, recomendamos tomar o chá sem a adição de açúcar ou adoçantes.

Leia também sobre o Chá de Hibisco.

Principais componentes do chá

O chá de erva cidreira apresenta diversos benefícios ao corpo humano, muito deles através dos psicoativos que funcionam de maneira natural no corpo. Compostos como os terpenos, eugenol e taninos são os mais comuns encontrados na planta.

Todos eles ajudam na ação calmante.

Benefícios do chá de erva cidreira

Os benefícios do chá de erva cidreira são conhecidos nacionalmente, principalmente em relação a seu efeito calmante. A seguir, listaremos alguns benefícios e como esse chá pode ser importante para o nosso corpo.

Calmante

Um dos principais benefícios do chá de erva cidreira no corpo humano é seu efeito calmante. Sendo assim, consegue ajudar em problemas de insônia, estresse e ansiedade.

Benefícios da erva cidreira

Diminui as cólicas

Com o relaxamento dos tecidos do corpo, é bastante recomendado para cólicas menstruais e cólicas de modo geral. O chá de erva cidreira, se consumido de modo correto, pode ser um grande aliado para dores no estômago e no controle das cólicas.

Ação antioxidante

Tem uma forte ação oxidante em nosso corpo, ajudando a combater o envelhecimento celular, prevenindo câncer e doenças degenerativas. Isso ocorre devido ao combate aos radicais livres.

Diminui os gases

Com o relaxamento dos tecidos, consegue diminuir a produção de gases no estômago, ajudando quem sofre com esse problema.

Efeitos colaterais do chá de erva cidreira

Como qualquer outro chá, sua ingestão deve ser feita de maneira controlada e sem excesso. Não há nenhum estudo relacionado à problemas após o consumo, porém existem alguns efeitos colaterais do chá de erva cidreira que devemos ter atenção.

Após o consumo do chá de erva cidreira, a pessoa pode ter uma diminuição da frequência cardíaca, sonolência e até mesmo a queda de pressão, caso isso ocorra, é sempre importante consultar um médico.

Como ter erva cidreira em casa

O pé de erva cidreira é bastante fácil de ser cuidado e plantado em casa, se adaptando bem em quase todos os locais. Seu porte varia de pequeno a médio, podendo ser encontrado em pequenos vasos.

Recomendamos para pessoas que não tenham quintais com terra, que faça o plantio ou a compra de pequenos vasos e deixa em um espaço arejado e com sol durante parte do dia.

Para preparar o chá, sempre recomendamos o uso das folhas mais verdes e saudáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *