Chá de Boldo: como fazer e benefícios

Utilizado por muitos no Brasil e no mundo como uma planta medicinal, o boldo contém diversas propriedades benéficas para o corpo humano. Com ótimas qualidades digestivas e aliadas ao fígado, o chá de boldo é muito recomendado para diversos casos.

Nessa publicação, apresentaremos uma apresentação completa a respeito dos benefícios do chá de boldo e como preparar um. Além disso, de maneira breve falaremos como ter um pé em casa e seus principais tipos. Fique conosco e aprenda mais sobre os benefícios do chá de boldo.

Como fazer chá de boldo

A maioria da população consome o boldo em forma de chá, de maneira bastante prática e rápida de fazer. Iremos ensinar a seguir como fazer chá de boldo da maneira correta:

  • Ferva cerca de 200 a 400ml de água
  • Transfira para uma xícara e adicione cerca de 5 folhas de boldo
  • Deixe descansar por 10 minutos e coe posteriormente
  • Evite adoçar com açúcar o chá, utilize mel.

Vale lembrar que, não é recomendado ferve as folhas de boldo juntamente com a água, primeiramente por prejudicar suas propriedades e também por amargar seu chá.

Chá de boldo

Benefícios do chá de boldo

Como sabemos, os benefícios do chá de boldo são inúmeros para o nosso corpo. A seguir, listaremos diversos deles e suas explicações detalhadas. Vale a pena conferir e fazer um uso controlado do boldo.

Melhora a digestão

Bastante conhecido em relação a esse benefício, o chá de boldo tem propriedades que ativam a produção da bile pelo fígado, consequentemente, melhorando sua digestão e possíveis cólicas intestinais.

Vale lembrar que, o consumo do chá de boldo deve ser preferencialmente realizado sem a ingestão de açúcar.

Muito bom para o fígado

Com propriedades de remover vestígios de toxinas após consumo de bebidas alcoólicas e demais, é capaz de melhorar o lançamento da bile digestiva pelo fígado. É considerado um hepatoprotetor.

Anti-inflamatório

Com um melhorando do organismo, tem capacidade de combater os elementos tóxicos no corpo, melhorando principalmente o funcionamento do fígado, estômago e intestino.

Diminui o inchaço

Combatendo gases e com propriedade de desinchar a barriga, ele facilita o processo de digestão, diminuindo assim, os resíduos alimentares não digeridos para o intestino.

Além disso, pode servir como um suave laxante, ajudando na prisão de ventre.

Aumenta sua imunidade

Com ação antimicrobiana, o chá de boldo contém propriedades de ajudar o sistema imunológico a eliminar certos agentes infecciosos em nosso corpo, melhorando nosso mecanismo de defesa.

Tipos de boldo

Existem diversos tipos de boldo no Brasil, a grande maioria vindo do exterior. Como é bem comum encontrar boldo nos quintais ou hortas espalhadas pelo Brasil, vale a pena exemplificar algumas espécies de boldo encontradas por aqui. Lembramos que, o chá de boldo pode ser diferente, tanto em gosto e, tanto em propriedades, quando se varia sua espécie.

  • Boldo-baiano: Originário da África, pode alcançar até 5 metros de altura.
  • Boldo da terra: Originário da África também, é o mais comum no Brasil. Seu tamanho varia entre 1 a 2 metros e apresenta folhas aveludadas.
  • Boldo do Chile: De porte bem maior, pode ser considerado uma árvore, atingindo alturas de 12 a 15 metros.

Conheça também as propriedades do chá de hortelã.

Contraindicações do chá de boldo

As contraindicações relacionadas ao consumo do boldo ficam bastante claras com seu excesso de consumo. Não é recomendado consumir mais que 4 xícaras ao dia, podendo causar irritações gastrointestinais, independentemente do tipo de boldo consumido. Além dessas irritações, você pode sofrer com dor de cabeça e náuseas.

Outro ponto para ficar atento com os efeitos colaterais do boldo, é em relação ao seu consumo durante o período da gestação, principalmente nos 3 primeiros meses, podendo ocasionar malformação do feto e até mesmo o aborto.

Evite tomar o chá de boldo também para quem tem obstrução da vesícula biliar, prejudicando ainda mais o caso.

Como ter um pé de boldo em casa

De maneira bastante simples, você pode ter um pé de boldo em casa sem maiores trabalhos. Por ser uma planta que não precisa de tantos cuidados, você deve apenas ter um espaço que entre sol e que a planta possa cresce até 2 metros de altura.

Vale lembrar que, é recomendado sempre a poda do pé para renovar as folhas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *