Arruda

Chá de Arruda: benefícios e como fazer

Um chá bastante conhecido no Brasil, o chá de arruda é popularmente conhecido como o chá para “espantar as ás energias”, porém suas propriedades medicinais vão bem além dessas superstições. Com diversos benefícios e muita facilidade para fazer o chá, a arruda pode ser encontrada na maioria dos mercados e feiras.

Muito conhecida como abortiva, seu uso em excesso pode ocasionar hemorragias e grandes problemas, causando muitos medos em relação ao seu uso. Nessa publicação, falaremos sobre seus benefícios ao corpo humano.

Benefícios do chá de arruda

O chá de arruda contém diversos benefícios ao corpo humano, sendo bastante recomendado por especialistas. O consumo regularmente pode auxiliar em diversos problemas diários, e o melhor, tudo através de um produto natural. A seguir, falaremos um pouco sobre os benefícios do chá de arruda em nosso corpo.

Melhora na circulação sanguínea

Rica em flavonoide rutina, a planta consegue uma melhora na circulação sanguínea, favorecendo a permeabilidade dos vasos. Além disso, pode auxiliar no aumento da menstruação.

Eliminação de vermes intestinais

Com diversas pesquisas na área, foi comprovado que a arruda contém compostos em sua folha capazes de ter ação antifúngicas, auxiliando na saúde intestinal.

Antiespasmídico

Tem a capacidade de evitar espasmos no estômago e no intestino, por conter componentes como a rutamina, graveolina e a furoquinolina.

Conheça também sobre o chá de alfavaca.

Anti-inflamatório

Os efeitos anti-inflamatórios da arruda são excelentes pontos positivos para quem procura a planta. Com estudos em fase final na área, foi comparada com diversos anti-inflamatórios do mercado e seu efeito foi bem parecido.

Chá de arruda aborta em quanto tempo?

Uma questão bastante discutida em torno do chá de arruda é sobre seu poder abortivo. Porém, na maioria dos casos a arruda não causará aborto, porém quando ingerida em grandes quantidades por mulheres grávidas, pode causar contrações e sangramentos no útero, podendo acarretar em complicações.

Por esse fato, não é recomendado a ingestão do chá por mulheres grávidas.

Benefícios da arruda

Como fazer chá de arruda

O preparo do chá de arruda dá maneira correta deve ser feito através do método de infusão, utilizando suas folhas e flores saudáveis. De modo geral, é bem rápido e prático o preparo, necessitando apenas de uma planta saudável. A seguir, segue o passo a passo de como fazer chá de arruda.

Ingredientes

  • 4 gramas de folhas e flor de arruda;
  • 500 ml de água.

Modo de fazer

  • Ferva os 500 ml de água;
  • Desligue o fogo e introduza as folhas e flores;
  • Tampe o recipiente e espere por 10 minutos;
  • Coe e beba em temperatura ambiente.

Vale lembrar que, não recomendamos adoçar o chá com açúcar, podendo prejudicar seus nutrientes.

Funciona como herbicida natural

Um fato bastante curioso é que, a arruda está sendo estudada e com bons resultados em relação ao uso como herbicida natural. O herbicida funcional como um inibidor de crescimento de outras plantas, favorecendo uma única cultura desejada.

O fator de ser a arruda, a naturalidade do herbicida é bastante positiva, sem o uso de produtos tóxicos.

Efeitos colaterais

Em relação aos efeitos colaterais com o consumo do chá de arruda, não é recomendado o uso para mulheres grávidas. Nos demais casos, os efeitos são bem leves e não prejudiciais, porém com o exagero na bebida, pode ocorrer problemas estomacais, como ânsia, vômitos e diarreia.

Recomendamos o uso consciente e sob recomendação médica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *