Alho

Chá de alho: como fazer e benefícios para tosse

O alho é bastante conhecido pelo mundo todo, devido ao seu gosto forte e suas grandes propriedades. O chá de alho contém ótimos benefícios ao corpo humano, principalmente em relação a sua ação expectorante.

Utilizado de diversas maneiras, o alho é bastante comum em temperos e comidas, com seu gosto bem peculiar. Rico em alicina, que é um dos seus principais componentes, traz bons resultados para nossa saúde. Fique conosco e confira diversos benefícios do chá de alho e como preparar um de maneira correta.

Benefícios do chá de alho

A lista de benefícios do chá de alho para o corpo humano é grande, a seguir citaremos alguns deles que com certeza você irá se interessar. Vale lembrar que, o alho pode ser encontrado facilmente em feiras e mercado, porém a cada dia que passa seu preço só aumenta.

Saúde do coração

Através do consumo de chá de alho, você pode estar ajudando seu corpo a diminuir os níveis de colesterol LDL, que é chamado o colesterol ruim do corpo. Ele consegue inibir a sua oxidação e diminuir o risco de doenças relacionadas a pressão e ao coração. Há também um efeito de diminuição na pressão dos vasos sanguíneos, através de um efeito contra a hipertensão.

Conheça também sobre o chá de erva doce.

Células do cérebro

Com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o alho tem a capacidade de proteger as células do cérebro, através dos componentes selênio e colina. Ocorre uma diminuição dos malefícios dos radicais livres que estão diretamente ligados a doenças como demências e Alzheimer.

Além disso, ajuda na melhoria da memória do sistema cognitivo.

Combate a bactérias, fungos e vírus

O composto chamado alicina, presente no alho, proporciona ações no combate a fungos, bactérias e vírus, de maneira a inibir seus crescimentos. Uma ótima opção que serve como prevenção de diversos problemas no corpo.

Prevenção do câncer de cólon

Alguns compostos sulfurados, que estão presente no alho, são fundamentais na desintoxicação do organismo de propriedades que podem vir a causar o câncer de cólon. Os compostos como a aliina, o alhoeno e a alicina são de fundamental importância nessa prevenção.

Benefícios do chá de alho

Como fazer chá de alho

Para preparar o chá de alho de uma maneira bem simples e correta, você deve utilizar o método da infusão. Para tentar diminuir seu cheiro e gosto bem forte, pode ser acrescentado diversos outros alimentos. A seguir, passaremos um passo a passo de como preparar seu chá

Ingredientes

  • 300 ml de água;
  • 3 dentes de alho.

Modo de fazer

  • Ferva os 300 ml de água;
  • Descasque e amasse os 3 dentes de alho;
  • Introduza os dentes de alho amassados no recipiente com a água bem quente;
  • Tampe e espere por 5 minutos;
  • Coe e beba em temperatura morna.

Vale lembrar que, não recomendamos acrescentar açúcar em nenhum chá. Isso pode diminuir suas propriedades e prejudicar sua saúde.

Chá de alho e limão

Uma opção bastante recomendada para diminuir o gosto forte de alho, é introduzir o limão no seu chá. Isso faz com que o gosto fica mais aceitável e acrescenta também em benefícios para o corpo.

O limão é rico em antioxidantes e serve também como um detox. Vale a pena utilizá-lo.

Ingredientes

  • 1 limão;
  • 3 dentes de alho;
  • 300ml de água.

Modo de fazer

  • Ferva a água;
  • Após desligar o fogo, introduza o suco do limão e os dentes de alhos amassados;
  • Espere por 5 minutos e coe;
  • Beba em temperatura morna.

Chá de alho para tosse

Um dos principais benefícios do chá, sua ação contra a tosse é bastante eficaz e muito procurada. Suas propriedades expectorantes ajudam bastante na eliminação do muco que por muitas vezes, faz um congestionamento no nariz e garganta.

Um outro ponto importante para destacar sobre o chá de alho para tosse, é a respeito da ação da alicina, que ajuda na redução de inflamações nos pulmões, uma das causas mais características de gripes fortes.

O chá de alho deve ser tomado de maneira complementar ao remédio e não ser tratado como uma cura. A utilização do chá sempre é bem-vinda de maneira a auxiliar todo o processo.

Contraindicações e cuidados

O uso do chá de alho deve ser evitado em pessoas que contém problemas relacionados a pressão baixa, pois o mesmo atual na redução da pressão, podendo acarretar problemas. Além disso, pessoas que tem histórico de hemorragias e recentes operações, não são recomendadas a tomar o chá, podendo causar sangramentos.

É evidente que, consumir o chá de maneira excessiva pode causar problemas ao estômago e demais órgãos. Faça um uso consciente e procure sempre ajuda de um especialista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *