Alfavaca

Chá de Alfavaca: benefícios e como fazer

O chá de alfavaca contém diversos benefícios bastante estudados atualmente. Além do uso de seu chá, é bastante utilizado na culinária e em bebidas de modo geral. Sua ação calmante e expectorante chama a atenção, sendo ótimo nesses quesitos e em outros, como a ajuda na ação diurética. Um ponto bastante importante e favorável do chá de alfavaca é que seus efeitos colaterais são quase inexistentes, se tomado da maneira correta.

Seu chá é feito através das folhas e muito fácil de ser encontrado em mercados e feiras. Seu óleo essencial também está presente com ótimos benefícios e utilizado até em massagens. Nessa publicação, falaremos um pouco desse interessante chá e todos os benefícios do chá de alfavaca.

Benefícios do chá de alfavaca

Os benefícios do chá de alfavaca são bastantes e incluem diversos segmentos. Ações calmantes e expectorantes são suas principais, além de seu uso para cicatrizes, entre outros. A seguir, falaremos alguns de seus benefícios e a importância de consumir esse chá regularmente.

Ação cicatrizante: possui propriedades cicatrizantes e antibacteriana, sendo excelente para recuperação de lesões.

Calmante: é bastante recomendado por sua ação calmante, diminuindo a insônia e favorecendo o combate ao estresse. É muito recomendado seu uso antes de dormir.

Fitoterapia no SUS: utilizada no SUS pelo seu grande grau de ácido rosmarínico (antioxidante poderoso) e por conta da sua ação antibacteriana.

Ação expectorante: o chá também serve para ação expectorante, auxiliando e gripes e resfriados.

Benefícios da Alfavaca

Como fazer chá de alfavaca

Para preparar o chá de alfavaca, é recomendado observar se a planta apresenta bom aspecto de saúde, com folhas firmes e verdes. Sendo assim, falaremos a seguir o passo a passo.

Ingredientes

  • 500 ml de água;
  • 2 colheres de folhas de alfavaca.

Modo de fazer

  • Ferva os 500 ml de água e desligue o fogo;
  • Acrescente as folhas de alfavaca e tampe o recipiente;
  • Espere por 5 minutos, coe e sirva.

Vale lembrar que, não recomendamos adoçar e a nossa sugestão é ingerir antes de dormir, aumentando o relaxamento e melhorando a qualidade do sono. Bem simples, como fazer chá de alfavaca é considerado bem rápido e prático.

Cuidados e contraindicações

Como todas as plantas medicinais, seu uso deve ser feito de maneira consciente e regulada. Evitar o uso em grandes porções e em crianças, podem trazer alguns efeitos colaterais.

Além disso, não é recomendado o uso do chá por pessoas que sofrem de hipertensão, podendo desregular o tratamento. Em caso de alergia ou desconforto após o consumo, interrompa imediatamente seu uso.

Como cultivar alfavaca

Para cultivar alfavaca em casa, a recomendação a seguir é ter um pequeno espaço de terra e sempre molhar o espaço. Na presença do sol, plantar sementes ou estacas da planta, seu crescimento é rápido e bem tranquilo, não precisando de maiores cuidados.

A alfavaca consegue se adequar bem aos locais e suas folhas para chá podem ser colhidas durante o ano todo.

Conheça também sobre chás para gordura no fígado.

Chá detox de alfavaca

Por conter uma propriedade diurética bastante ativa e auxiliar no emagrecimento, o chá de alfavaca é utilizado também como detox. Através do seu benefício diurético, conseguir eliminar a retenção de líquidos e favorecera desintoxicação.

Por possuir muitos nutrientes e trazer uma sensação de saciedade, a planta proporciona um menor consumo de alimentos durante um certo tempo. Excelente planta para acrescentar em seu chá detox, trazendo muitos benefícios. Vale lembrar que, acrescentando outras ervas e produtos, como a canela, sua bebida detox pode melhorar ainda mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *