Benefícios da Hortelã

Benefícios da hortelã e de seu chá

A hortelã é erva muita consumida no Brasil. Originária da Ásia, os benefícios da hortelã são inúmeros e são passados de gerações em gerações por toda a parte do mundo.

Diversos estudos demonstram sua enormidade de benefícios para o corpo humano, como a vitamina A, C, E e K, diversos antioxidantes, entre outras propriedades.

Encontrada em diversos produtos atualmente, a hortelã além de estar presente nos chás, ganhou mercado em chicletes, bebidas, balas, etc. Um dos pontos positivos da hortelã é sua facilidade de ser cultivada em casa e de maneira bastante simples, em pequenos canteiros e vasos.

Hortelã

Benefícios da hortelã

A seguir, mostraremos uma grande quantidade de benefícios que a hortelã pode trazer para a nossa saúde, acompanhe.

Ajuda na saúde bucal

Como vemos diariamente a hortelã fazendo parte de produtos da saúde bucal como cremes dentais, enxaguantes bucal, entre outros, não é à toa que essa erva está presente nesses produtos.

Com o poder de ajudar no mau hálito e no combate as bactérias que causam as cáries, a hortelã é bastante usada por empresas desse ramo, além também, de ser muito refrescante em contato com a boca.

Prevenção de câncer

Com diversos estudos na área, a hortelã é reconhecida como uma erva que ajuda na prevenção de diversas células cancerosas. Por conter álcool perílico, ele limita o crescimento dessas células.

A ingestão da hortelã nesses casos para a prevenção pode ser feita de diversas maneiras, como o famoso chá de hortelã, ingestão das folhas, óleos, entre outros.

Melhora a memória

Comprovado por estudos, a hortelã tem poder de aumentar os estados de alerta e a memória no corpo humano, retardando processos de envelhecimento e esquecimentos.

Muitos desses estudos recomendam a ingestão do óleo essencial de hortelã, um pouco diferente de seu chá.

Ajuda ao combate da insônia

Por ser um bom calmante natural e conter um bom potencial de redução do estresse, a hortelã fortalece o combate da insônia e pode melhorar suas noites de sono.

Por deixar a pessoa mais relaxada, consegue diminuir bastante a insônia.

Colesterol alto

Essa erva é capaz de melhorar todo o funcionamento da bile, que é responsável pela quebra das moléculas de gordura que consumimos, sendo assim, ajudando o controle do colesterol ruim no corpo, conhecido como LDL.

Esse é considerado um dos principais benefícios do hortelã no corpo humano.

Folhas de hortelã

Dor de cabeça

Tendo um efeito calmante, as folhas de hortelã podem ser esfregadas na testa para aliviar as dores, ou com o simples chá de hortelã, consumindo para aliviar o estresse e aumentar o relaxamento do corpo.

Alivia sintomas de gripes e resfriados

Muito usado nessas situações, o chá de hortelã contém propriedades expectorantes e descongestionantes. Tomar um chá quando os sintomas estão começando a aparecer é fundamental.

Para informações mais precisas a respeito das indicações do chá de hortelã nessas situações é importante consultar um médico.

Melhora a digestão

Através de diversos estudos, foi constatado que a hortelã melhora o fluxo da bile e relaxa os músculos do estômago. Além dessas propriedades, ajuda também no combate a inflamações e irritações.

Dicas gerais

Vale a pena consumir hortelã durante nosso dia a dia, visto que as propriedades dessa erva são grandes. Podemos fazer seu consumo de diversas maneiras, através do chá, folhas cruas ou até mesmo com seu óleo.

Atualmente, muitas pesquisas na área são realizadas e novos benefícios são conhecidos a cada momento, fazendo essa erva um atrativo bastante presente em nossas vidas e muito importante para nossa saúde.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *